Metade dos alunos da rede estadual do RN não acompanhou aulas, segundo secretaria de Educação

Os números referentes à adesão dos estudantes brasileiros à Educação Básica apontam que cerca de 1 milhão de crianças e adolescentes dos 6 aos 18 anos estão fora da escola em 2021. Os dados são de uma pesquisa da Fundação Lemann/BID/Itaú Social, realizada pelo Instituto Datafolha, que analisa as perspectivas de alunos e familiares sobre o ensino não presencial. No Rio Grande do Norte, 55,8% dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino em 2020 não acompanharam as aulas em formato online. Os dados são da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN).

Desse percentual, de acordo com a pasta, 53.283 estudantes não efetuaram acesso às plataformas digitais de ensino disponibilizadas e outros 67.997 realizaram menos de 20 acessos ao sistema de aulas virtual da rede. No ano passado, 217.244 alunos estavam matriculados nas escolas públicas do Estado. Ainda segundo informações da SEEC, cerca de 10% do número absoluto de discentes matriculados não tiveram acesso a nenhum tipo de atividade escolar no período letivo de 2020.

A Secretaria explicou que a ausência desses estudantes nas plataformas de ensino não configura abandono escolar, porque outras metodologias foram adotadas para tentar reverter os prejuízos em razão da falta de acesso às aulas virtuais. “O Estado utiliza outras metodologias além das aulas em plataformas digitais, como o uso de material impresso – os alunos vão até a escola buscar as próprias atividades. Isso acontece principalmente nos locais em que a internet não chega ou é de pouca qualidade, a exemplo de comunidades rurais e de municípios com pouca infraestrutura”, esclareceu o titular da SEEC, Getúlio Marques.

Fonte: Tribuna do Norte