Natal registra 19 ocorrências com focos de incêndios em terrenos baldios nos últimos 12 dias

Natal registrou 19 ocorrências com focos de incêndios em terrenos baldios nos primeiros doze dias da Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA), iniciada este mês. O trabalho é uma força-tarefa com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos ambientais para combater incêndios florestais em todo o RN. Na capital potiguar, a secretaria de Ambiente e Urbanismo (Semurb) faz o monitoramento dos terrenos baldios e imóveis em descaso ambiental, para identificar e autuar os proprietários responsáveis.

“As ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros vêm sendo acompanhadas simultaneamente pela Semurb, que emitirá autos de infração ambiental em desfavor dos proprietários de terrenos e imóveis em descaso ambiental que forem alvo de sinistros com fogo. As multas variam de R$ 2.092,53 podendo chegar a R$ 8.052,00”, explica o supervisor de fiscalização de água e solo da Semurb, Gustavo Szilagyi.

Foram sete incidentes com foco de incêndio registrados na zona Sul, nos bairros Ponta Negra, Capim Macio, Candelária e Neópolis. Seis ocorrências na zona Norte, nos bairros de Pajuçara, Redinha e Nossa Senhora da Apresentação. E por fim, seis na zona Oeste nos bairros das Quintas, Planalto e Bom Pastor.

Ainda segundo Szilagyi, a operação tem como objetivo reduzir a quantidade de focos de incêndios e queimadas na cidade. Mas a Semurb, desde o início do ano, já notificou cerca de 310 proprietários de terrenos baldios e 61 proprietários de imóveis em descaso para promover a limpeza e a manutenção dos seus lotes e assim evitar não só os incêndios, mas também as arboviroses.