A aula inaugural do Programa em Residência em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi realizada na segunda-feira, 4, na sede da Justiça Federal do RN. A nova turma conta com 40 residentes, além de mais 14 estudantes que são servidores do Tribunal Regional Federal da 5a Região (TRF5).
O coordenador do projeto e professor do IMD/UFRN, Everton Cavalcante, explicou que o objetivo da Residência é construir soluções inovadoras em tecnologia da informação (TI) para melhoria de processos, métodos e atividades conduzidas por instituições parceiras. Nesse sentido, o intuito é promover qualificação de recursos humanos em nível de pós-graduação e vivência prática em ambiente corporativo.
Com uma duração de 18 meses, nas áreas de concentração de desenvolvimento de software e business intelligence and analytics, serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Para o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a parceria da Universidade com o Judiciário vem rendendo resultados importantes, que têm a sociedade como principal beneficiária. O gestor agradeceu ainda a confiança que o TRF5 vem depositando no programa da UFRN.
O juiz federal e diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, Carlos Wagner, falou sobre o impacto da iniciativa para a inovação ao propiciar um clima de motivação para a implementação de novas ideias. Já o desembargador federal, Rubens Canuto, ressaltou como a ação tem a capacidade de aprimorar e tornar os serviços mais céleres, por meio de sistemas informatizados e da inteligência artificial.
Participaram também do evento o juiz federal auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, Marco Bruno Miranda; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN), Davi Montalvão Júnior; o diretor do IMD/UFRN, Ivonildo Rego; o vice-coordenador do Programa e Corregedor da UFRN, Elias Jacob; o concluinte da primeira turma, Paulo Costa; além dos novos residentes.