Fórum de Reitores discute cortes no orçamento da ciência

O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Norte reuniu-se ontem, 14 de outubro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além de receber representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime), os gestores discutiram sobre os cortes no orçamento da ciência e sobre a situação das atividades acadêmicas e administrativas.

O reitor da UFRN e presidente do grupo, José Daniel Diniz Melo, e o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo Filho, deram as boas-vindas a Cicília Raquel Maia Leite e Francisco Dantas de Medeiros Neto, que foram empossados recentemente como reitora e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), respectivamente. Em seguida, o reitor Daniel Diniz explicou que o Fórum tem o objetivo de discutir questões comuns às quatro instituições públicas de ensino superior do estado, com o objetivo de criar estratégias e executar ações em benefício do RN.

De forma conjunta, os reitores manifestaram apoio à nota das entidades que compõem o Comitê Executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.BR), publicada em 7 de outubro de 2021, contra a subtração de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para projetos de pesquisa e bolsas. Nesse sentido, os gestores apelaram ainda para o apoio dos parlamentares do RN, no sentido de reverter a situação. Confira a  Nota – Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Norte.

Os professores também falaram sobre a situação das atividades acadêmicas e administrativas, quando cada instituição apresentou seu planejamento. Outra pauta abordada foi a formação continuada de professores da rede básica de ensino, quando a representante da Undime, Joária Vieira, solicitou o apoio das instituições e os reitores se colocaram à disposição.