Guarda Municipal detém três pessoas em área de preservação em Ponta Negra

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) detiveram nesta quinta-feira (14), três pessoas que estavam transgredindo normas ambientais determinadas para preservação da área do Morro do Careca. O trio foi flagrado pelo patrulhamento móvel da GMN quando estavam descendo da área de mata vizinha ao Morro.

Na oportunidade, os guardas municipais realizaram a abordagem e revista pessoal nos três rapazes, sendo que com um deles foi encontrado uma porção de entorpecente e um cigarro artesanal com substância semelhante a maconha. O morro, desde 1997 passou a ser uma área de proteção ambiental, não sendo permitida a circulação de pessoas no local. A lei busca evitar a degradação da duna do Careca ocasionada pela erosão e deterioração da vegetação nativa devido ao trânsito de pessoas.

Os guardas municipais conduziram os três jovens até a viatura de patrulhamento ostensiva que estava na área do calçadão de Ponta Negra onde foi realizada a identificação pessoal de cada um e lavrados os autos de constatação de infração por estarem desrespeitando decisão judicial que proíbe o acesso aquela área de preserva ambiental.

O coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz, informou que a ação de vigilância no Morro do Careca realizada pelos guardas ambientais já deteve nove pessoas nas últimas semanas. Todos os flagrados estavam infringindo a lei ambiental e decisão judicial que assegura a preservação do Morro do Careca.

O trabalho dos guardas municipais consiste em patrulhar a região efetuando abordagens a suspeitos e revista pessoal no intuito inibir ações danosas ao meio ambiente. Denúncias de delitos podem ser feitas pelo número 190 do Ciosp.