Príncipe William premia iniciativas para proteger o clima

O príncipe britânico William conduziu neste domingo (17/10), em Londres, a cerimônia de entrega da primeira edição do prêmio Earthshot, criado por ele para reconhecer e apoiar iniciativas que ajudem a salvar o planeta das mudanças climáticas e do consequente aquecimento global. O evento televisionado, que contou com a presença do renomado naturalista britânico David Attenborough e apresentações musicais do grupo Coldplay e do cantor Ed Sheeran, foi marcado por alertas contra a inação contra o aquecimento do planeta.

Outras celebridades e ativistas também compareceram ao evento. Os atores Emma Thompson, Emma Watson e David Oyelowo se juntarem à esposa de William, Kate, a duquesa de Cambridge, na entrega dos prêmios. Num vídeo gravado para a cerimônia, William afirma que “as ações que escolhermos ou não adotar nos próximos dez anos vão determinar o destino do planeta pelos próximos mil”.

“Uma década não parece muito, mas a humanidade tem um excelente histórico de conseguir resolver o irresolvível”, disse o neto da rainha Elizabeth 2ª, o segundo na linha de sucessão ao trono britânico. “Cabe a nós determinar o futuro. E se colocamos isso na cabeça, nada é impossível.”

O príncipe apontou ainda que muitas das respostas já estão disponíveis, mas é preciso unir toda a sociedades para recuperar o planeta.

“Houve muitas ideias incríveis nas últimas décadas, mas é a implementação é o que realmente conta, então é disso que [o prêmio] se trata”, afirmou Emma Thompson na cerimônia.

Fonte: DW Brasil