Governador em exercício do RN participa do lançamento da plataforma ADA para a Integração de Pesquisas Clínicas

O governador em exercício do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, participou na manhã desta segunda-feira, 8, do lançamento – pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS) – da plataforma ADA para a Integração de Pesquisas Clínicas.

“É mais uma importante ferramenta no campo da ciência, do controle e democracia das informações da pesquisa clínica. Nosso governo tem relações fortes com as universidades e com o IFRN, temos compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou Antenor Roberto no ato de lançamento no auditório do Hotel Holiday Inn em Natal.

Antenor citou as parcerias do Governo do RN com o LAIS. Lembrou que o estado tinha poucos leitos de UTI e um pequeno controle de ocupação. As dificuldades foram agravadas com a pandemia da Covid-19 e o estado decidiu implantar leitos regionalizados a partir do SUS. E, para melhor gerenciar o sistema, buscou parcerias com o LAIS que permitiram critérios e controle efetivos.

“Realizamos um trabalho extraordinário, que rende frutos. O RN + Vacina permite a distribuição rápida aos municípios, em até 24h após o recebimento do Ministério da Saúde. O Regula RN ordena e padroniza o fluxo de acesso aos leitos Covid-19 (críticos e clínicos) no Rio Grande do Norte e dessa forma promove transparência, integridade e equidade no acesso aos serviços”, pontuou o governador em exercício.

Além disso e por meio de uma série de algoritmos de automatização de processos, o Regula RN é capaz de otimizar o tempo de resposta do SUS para a utilização dos leitos ofertados no estado. Desde que entrou em funcionamento, em abril de 2020, o Regula RN já registra 14.528 vidas salvas em leitos SUS.