TJRN abre oficialmente a XVI Semana Nacional de Conciliação no Rio Grande do Norte

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte abriu oficialmente a XVI Semana Nacional de Conciliação com uma solenidade hibrida na manhã desta segunda-feira (08). Participaram do evento o presidente do TJRN, o desembargador Vivaldo Pinheiro, o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJRN), desembargador Expedito Ferreira, a secretária-executiva e o coordenador estadual do Núcleo, respectivamente, juíza Daniella Simonetti e juiz Breno Valério.

Em seu pronunciamento, o desembargador Vivaldo Pinheiro, adiantou que tinha uma boa notícia para informar. “Quero registrar neste momento solene uma ação efetiva que o Poder Judiciário está trabalhando junto com a Justiça Federal em prol da sociedade nesta área. Durante a Semana Nacional de Conciliação, será assinado pelo TJRN, através de seus órgãos representativos, um termo de cooperação que irá beneficiar 800 pessoas, que atualmente litigam por questões da casa própria e terão a oportunidade de resolver de maneira consensual e, o melhor, todas de uma única vez”, destaca o dirigente do Poder Judiciário potiguar.

Segundo Vivaldo Pinheiro, isso significa agilidade, segurança jurídica, economia processual e resolutividade para as partes. “Ou seja, será a Justiça cumprindo seu papel como deve ser”, frisa o magistrado. O termo de cooperação está nos seus ajustes finais e será um modelo de conciliação em massa a ser seguido. “Este é o exemplo exitoso com o qual quero abrir a XVI Semana Nacional de Conciliação”, conclui o presidente do TJRN.