Brasileiros criam start-up para compra e venda de fotografia

Após um projeto de dezoito meses de concepção e desenvolvimento, um profissional de tecnologia e um fotógrafo unem forças para criar um marketplace de fotografia para conectar fotógrafos com quem compra imagens para publicidade, comunicação, decoração, arquitetura ou até mesmo para colecionadores.

Batizada de ViAssim, a plataforma traz uma oportunidade para quem deseja ter renda com fotografia. Ao contrário do modelo de negócio dos bancos de imagens tradicionais, no ViAssim quem estabelece o valor de venda é o próprio fotógrafo. A plataforma se torna um intermediador com quem deseja comprar. Além disso, há possibilidade, conforme a medida, de já enviar para impressão e entregar na casa do comprador de forma simples e descomplicada.

Não há uma estatística exata do número de fotógrafos profissionais e amadores. De acordo com o Anuário da Fotografia, feito pelo Fotografos.Online, 97% dos 5 mil – que responderam à pesquisa – declaram-se como fotógrafos profissionais ou fotógrafos hobistas. Estima-se que exista no Brasil mais de 100 mil fotógrafos profissionais e amadores. Não existe um número exato de fotógrafos no Brasil e no mundo, pela falta de uma entidade única, mas o que se sabe é da alta demanda de serviços profissionais para eventos sociais, como casamentos e formaturas, no setor corporativo, como publicidade, e como arte.

“Fotógrafos mais conhecidos, já são contemplados pelas galerias de arte e têm seu espaço. Mas, existe uma quantidade enorme de talentos, que por falta de exposição na mídia, não são representados nos espaços existentes e nem são conhecidos do público. Bancos de imagens pagam valores irrisórios para os fotógrafos. Queremos ser o espaço onde todos os fotógrafos, profissionais ou amadores, terão a possibilidade de apresentarem suas obras. No outro lado, facilitamos aos amantes da fotografia, colecionadores ou empresas que compram imagens para seus projetos, a encontrarem tudo isso num único lugar.”, afirma Paulo Pampolin, co-fundador do ViAssim, fotógrafo com 25 anos de experiência no fotojornalismo, mercado corporativo e publicitário.

O ViAssim oferece duas opções para cadastro: o pacote Free e o PRO. Na primeira versão, o fotógrafo pode subir quantas fotos quiser, mas pode colocar até dez imagens à venda sem que seja necessário o pagamento de anuidade. Já na segunda, o fotógrafo poderá disponibilizar à venda quantas fotos desejar”, destaca.

Pampolin comenta que quem aprecia a fotografia, a arte ou deseja fazer uso para publicidade, editorial, design de interiores ou para sua coleção comprará a imagem com os devidos direitos autorais. Isso tudo ocorrerá sem burocracia, com o pagamento no cartão, e o fotógrafo receberá direto por isso.

A ViAssim entende que cada imagem possui um custo envolvido do profissional de fotografia, seus direitos autorais, produção e equipamentos necessários e principalmente um trabalho intelectual. Por trás de um clique, existe um profissionalismo que precisa ser respeitado e valorizado. Por essa razão, quem coloca o preço da foto é o próprio autor e não o site”, explica.

Para quem deseja comprar, o ViAssim se torna um grande hub, pois facilita que se encontre num mesmo espaço, imagens dos mais diferentes temas e de diferentes fotógrafos. O comprador pode escolher o tipo de licença, publicidade ou uso pessoal e fazer o pagamento via cartão de crédito.

“O comprador receberá o download da imagem, ou se preferir a imagem impressa. Estará assim comprando de forma segura, diretamente do autor da imagem e pagando o valor para quem produziu.