O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu adiar a realização do Censo Demográfico 2020 para 2021. A Coordenadora de Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (REPAC), Ana Lúcia Kazan, divulgou uma nota à imprensa:
Caríssimos apoiadores do Censo Demográfico 2020,
Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo COVID-19, o IBGE decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021.
A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.
Considera, do mesmo modo, a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho.
O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.
Nesse momento, a Unidade Estadual do IBGE em São Paulo vem agradecer a todos vocês que apoiaram a operação desse ano e que nos abriram as portas na forma de divulgação, cessão de espaço, e mesmo de conexões com outras instituições.
Gostaríamos de contar com todos para a operação que ocorrerá em 2021, e para a qual os manteremos informados.