Hospital Universitário Onofre Lopes moderniza estrutura com novos focos cirúrgicos

O Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh) instalou em seu centro cirúrgico quatro novos focos de teto com tecnologia LED, sendo dois deles de configuração avançada, com câmera Full Hd e monitor de alta resolução. A modernização da estrutura irá impactar assistência, ensino e pesquisa, pois permitirá melhor visualização dos procedimentos, além da gravação e transferência de imagens para fins acadêmicos e científicos.

O investimento totalizou R$ 513.630,00, através de recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O engenheiro clínico Gyuliano Rufino explica que “os novos equipamentos possuem características técnicas do campo luminoso avançadas, com maior vida útil, fornecendo maior disponibilidade do equipamento à equipe assistencial, evitando queima de lâmpadas durante cirurgias, e fornecendo iluminação fria, com baixa emissão de calor, melhorando o conforto da equipe e segurança do paciente”.

Para o cirurgião cardiovascular Waldo Daniel, o bom resultado de qualquer cirurgia depende de muitos fatores. “Cirurgias bem-sucedidas dependem não apenas da expertise do cirurgião, mas também de insumos e equipamentos. Neste caso, o foco cirúrgico oferece uma iluminação adequada, sem aquecer. Além disso, a imagem da operação pode ser visualizada em uma tela secundária. Isso é de grande valia para um hospital de ensino como o Huol”, avalia o cirurgião.

Os equipamentos foram instalados em quatro das sete salas de cirurgia, completando a modernização física e fazendo com que todo o Centro Cirúrgico do Huol conte com focos em LED.

De acordo com o gerente administrativo do Huol, Mauro Hiroshi Horie, “os recursos do Rehuf são essenciais para a modernização do parque tecnológico do hospital, proporcionando a melhor formação e qualificação de profissionais de saúde. A aquisição do foco cirúrgico de última geração é um exemplo disso, beneficiando pacientes, com diagnósticos precisos, contemplando profissionais com maior segurança de atuação, melhorando a formação e qualificação dos profissionais de saúde e favorecendo acadêmicos e pesquisadores nos seus estudos e projetos”, enfatizou o gestor.