Ontem (15), 59 escolas estaduais tiveram novos gestores empossados. Em ato simbólico, realizado na Escola de Governo em Natal, o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, deu posse aos vencedores das eleições realizadas em novembro deste ano. A investidura no cargo ocorreu dentro do II Seminário de Posse e Integração dos Diretores(as) Escolares, momento de apresentação das metas e valores da SEEC para o novo grupo de gestores. O seminário foi conduzido pelas Coordenadorias dos Órgãos Regionais de Educação (CORE) e de Desenvolvimento Escolar (CODESE) da SEEC.
“Esse é um momento muito especial para toda a rede de ensino. Mais de 95% das escolas, centros de educação profissional e centros de atendimento especializado da rede estadual contam com gestores eleitos democraticamente. Isso mostra que a priorização dos princípios de uma gestão popular e participativa, que está em curso sob a liderança da governadora e professora Fátima Bezerra, reverbera em nossas escolas e mostra a força da gestão democrática”, frisou a professora Márcia Gurgel, secretária adjunta de Educação do RN e presidente da Comissão Estadual Central de Gestão Democrática (CECGD).
As unidades de ensino que contam com novos gestores integram o processo renovação de gestão da rede estadual de educação iniciado em 2019. Na época, essas escolas não conseguiram realizar seus pleitos por falta de candidatos, erros na documentação das candidaturas e o período de aulas não presenciais dificultou a participação de todos os atores neste processo.