EUA incluem PCC em lista de sanções por tráfico de drogas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou na quarta-feira (15/12) duas novas ordens executivas que permitem ao Departamento do Tesouro impor sanções econômicas a pessoas e entidades ligadas ao tráfico internacional de drogas, incluindo na lista o Primeiro Comando da Capital (PCC), considerado a maior organização criminosa do Brasil.

O PCC consta de uma relação de 10 indivíduos e 15 entidades visadas em quatro países, que inclui ainda a empresa chinesa Shanghai Fast-Fine Chemicals e os grupos mexicanos que emergiram do cartel Beltrán Leyva: Los Rojos e Guerreros Unidos, considerados responsáveis por grande parte do tráfico de heroína do México para os Estados Unidos.

Como resultado da designação, quaisquer ativos que sancionados tenham sob jurisdição dos EUA estão congelados. Os sancionados também estão proibidos de efetuar transações financeiras com cidadãos dos EUA ou no sistema financeiro americano.

Porém, nos últimos anos, grupos do crime organizado internacional vêm revertendo seu patrimônio para criptomoedas e outros métodos para evitar o sistema financeiro americano.