A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresenta o balanço do atendimento do Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais, instalado no Cemure, realizado entre os dias 29 (quarta-feira) e a sexta-feira (31), das 8h às 17h. O funcionamento deste serviço no Cemure é de segunda-feira a sexta-feira, nesse mesmo horário.
Somente no primeiro dia (29/12) foram atendidas 431; no dia seguinte (30/12) foram 367 atendimentos e no dia 31, 139 pessoas atendidas. Ao todo, foram atendidas 937 pessoas.
De acordo com a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família do Departamento da Atenção Básica (DAB),Talita Mayara Cavalcante, o Centro foi instalado para ampliar o atendimento das pessoas com sintomas leves de síndrome gripal, diagnóstico, tratamento precoce e desafogar as UPAs e Unidades Básicas de Saúde de Natal.
O Centro atende com demanda aberta, ou seja, podem ir direto ao local pessoas adultas com sintomas leves da síndrome gripal, como, coriza, tosse, dor de cabeça. Os casos mais graves, como febre alta, prostração e dificuldades respiratórias, a indicação é que as pessoas devem procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade.
Para o atendimento no Cemure é necessário levar documento com foto, comprovante de residência e Cartão SUS para ser atendido no local. A equipe de profissionais é composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.
O Centro faz o acolhimento, a classificação de risco, consulta médica, testes rápidos para a Covid-19, dispensação de medicamentos, estabilização e encaminhamentos para outro ponto de atenção, quando necessário.
A população também pode buscar qualquer UBS para ter atendimento médico até às 15h; ou ainda uma das oito unidades com horário estendido até 18h, sempre de segunda a sexta. Apenas em casos em que se apresenta dificuldade de respirar ou febre alta persistente, indica-se procurar a rede de urgência e emergência que funciona 24h por dia, formada pelas unidades de pronto atendimento (UPAs) Potengi, Esperança, Pajuçara, Satélite, Hospital dos Pescadores ou Unidade Mista de Mãe Luiza. Esse fluxo de atenção é uma estratégia para que os serviços possam atender com eficiência todos os pacientes.
Unidades Básicas de Saúde de Natal com horário estendido até 18h:
UBS Pajuçara (R Maracaí, s/n)
UBS Nova Natal (R do Pastoril, s/n)
UBS Panatis (Rua Milton Servita Brito, 994)
UBS Vale Dourado (R irmã Vitória, 706)
UBS São João (Av. Romualdo Galvão, 891)
UBS Felipe Camarão II (R. Santa Cristina, s/n)
UBS Bom Pastor (R. Augusto Calheiros, 01)
UBS Nova Descoberta (Av. Xavier da Silveira, s/n)