IFRN retoma módulo acadêmico e segue cronograma de retorno presencial

Em reunião na última sexta-feira (21), os integrantes do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir) recomendaram que a próxima fase do cronograma de retorno presencial deve iniciar em sete de fevereiro. A recomendação gerou nova publicação do Conselho Superior (Consup), com alteração das datas antes programadas. Os campi e a Reitoria estão realizando aulas e atividades administrativas presenciais desde novembro.

AULAS

Até a próxima semana, todos os campi iniciam o último módulo do ano letivo de 2021. Conforme as diretrizes pedagógicas aprovadas, neste momento é permitida a ocupação de até 75% dos espaços físicos, com a manutenção dos distanciamentos necessários e o uso de máscara de proteção. As turmas com mais de 30 estudantes continuam em esquema de rodízio. A próxima fase, que começa em sete de fevereiro, diz respeito a 100% das aulas de forma presencial, ou conforme a realidade da fase de cada campus.

SERVIDORES

No momento, os servidores trabalham com até 75% das equipes atuando presencialmente, em esquema de revezamento. A próxima fase diz respeito aos 100% dos servidores em trabalho presencial nos campi e na Reitoria, o que deve acontecer em sete de fevereiro.

ORIENTAÇÕES

A decisão quanto à mudança de fase do cronograma de retorno presencial foi tomada com orientação da Secretaria da Saúde Pública do Estado (Sesap/RN), através da coordenadora de Vigilância em Saúde, Teresa Freire, e da subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Diana Rego. No estado, o número de notificações de Covid em 19 de janeiro passou de 1.300. “Estamos com um número de casos em expansão. A Covid-19 ainda é uma doença desconhecida do ponto de vista epidemiológico. Deverá haver ainda um pico de Ômicron nas próximas semanas, mas com uma diminuição em seguida”, informou Diana.

Representantes do Comitê Covid-19 IFRN destacaram que os cenários vão continuar sendo monitorados. “Nos próximos dias, vamos divulgar materiais informativos para orientar a comunidade acadêmica quanto aos cuidados necessários no ambiente presencial e quanto aos procedimentos no caso de suspeita ou contágio gripal e de Covid-19”, finalizou a diretora de Gestão em Atividades Estudantis no IFRN, Valéria Regina.