Precursor de dinossauro mais antigo da América do Sul é descoberto no Rio Grande do Sul

O fêmur do mais antigo precursor de dinossauro do continente sul-americano foi encontrado no Rio Grande do Sul. Paleontólogos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) registraram o achado em um estudo publicado no último dia 1º de março na revista Gondwana Research. O osso foi escavado no município de Dona Francisca, em um sítio fossilífero de aproximadamente 237 milhões de anos. O material tem 11 centímetros de comprimento e traz indícios de que a criatura era do grupo Dinosauromorpha, do qual fazem parte dinossauros e seus ancestrais próximos.

O fóssil foi estudado pelo paleontólogo Rodrigo Temp Müller, do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia da UFSM, em colaboração com Maurício Silva Garcia, estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal. Ao investigar o osso, Müller observou como característica mais interessante do Dinosauromorpha uma estrutura chamada plataforma trocantérica. “Ela está relacionada com a fixação de músculos da coxa e é tipicamente adotada como diagnóstico para o grupo dos dinossauromorfos”, explica o pesquisador por e-mail a GALILEU.

Escavações no sítio fossilífero em Dona Francisca, na região central do Rio Grande do Sul (Foto: Janaína Brand Dillmann)