Embarcação Endurance, naufragada há mais de 100 anos, é encontrada na Antártica

A lendária embarcação Endurance, que naufragou há 107 anos na Antártica, foi encontrada por por um grupo de cientistas e exploradores no no fundo do Mar de Weddell. O navio foi esmagado pelo gelo do mar e afundou em 1915, forçando seu capitão, Ernest Shackleton e seus homens a fazer uma fuga surpreendente a pé e em pequenos barcos. A proeza foi reproduzida em diversas produções, entre elas a minissérie ‘Shackleton’, que teve como protagonista Kenneth Branagh.

O mais impressionante de tudo isso é que a embarcação, encontrada a três quilômetros de profundidade, está em ótimas condições. As madeiras de seu corpo, embora quebradas, ainda estão reunidas, e o nome – Endurance – é claramente visível na popa. “Sem nenhum exagero, este é o melhor naufrágio de madeira que eu já vi – de longe”, disse o arqueólogo marinho Mensun Bound, que está na expedição de descoberta e agora concluiu a missão que era seu sonho há 50 anos.

O projeto para encontrar o navio perdido foi montado pelo Falklands Maritime Heritage Trust (FMHT), usando um quebra-gelo sul-africano, Agulhas II, e equipado com submersíveis operados remotamente. O líder da missão, o veterano geógrafo polar Dr. John Shears, descreveu o momento em que as câmeras pousaram no nome do navio como “de cair o queixo”. “A descoberta do naufrágio é uma conquista incrível”, acrescentou.