EUA: Morre paciente que recebeu transplante de coração de porco

O americano David Bennett, o primeiro paciente a receber um transplante de coração de porco geneticamente modificado, morreu dois meses após a cirurgia, informou nesta quarta-feira (09/03) o Centro Médico da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Bennett, de 57 anos, foi operado em 7 de janeiro e morreu nesta terça-feira. Ele sofria de uma doença cardíaca terminal, e havia sido considerado inelegível para um transplante humano por ter insuficiência cardíaca e batimentos irregulares, uma decisão que é frequentemente tomada quando a saúde do receptor é frágil.

Seu quadro clínico vinha se deteriorando há vários dias. Após os médicos concluírem que ele não sobreviveria, Bennett foi colocado sob cuidados paliativos.

A cirurgia histórica foi considerada bem-sucedida. Os médicos afirmaram que esta era a única opção disponível para o paciente, após vários hospitais excluírem a possibilidade de um transplante convencional. “Era morrer ou ter este transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é a minha última chance”, declarou Bennett à época.