CIÊNCIA: Felino de 42 milhões de anos foi um dos primeiros mamíferos carnívoros

Pesquisadores do Museu de História Natural de San Diego, nos Estados Unidos, descreveram um dos primeiros mamíferos carnívoros da Terra, o dente-de-sabre Diegoaelurus vanvalkenburghae. A descoberta foi registrada nesta terça-feira (15) no jornal PeerJ.

A nova espécie é o mais antigo predador felino conhecido na América do Norte e seu fóssil foi encontrado na década de 1980, em San Diego, no sul da Califórnia. O animal viveu há 42 milhões de anos, no período Eoceno, quando a região era coberta por florestas tropicais povoadas por pequenos e incomuns roedores, marsupiais, primatas e mamíferos com cascos.

A mandíbula do felino, reconstituída pela equipe em 3D, está alojada no museu da cidade desde 1988. O fóssil oferece informações sobre a evolução do animal que comia só carne — uma capacidade chamada de hipercarnivoria.

“Tigres fazem isso, ursos polares podem fazer isso. Se você tem um gato doméstico, pode até ter um hipercarnívoro em casa. Mas há 42 milhões de anos os mamíferos estavam apenas descobrindo como sobreviver apenas com carne”, conta Ashley Poust, um dos autores do estudo, em comunicado.

Fonte: Revista Galileu