Faltando seis meses para a votação, a governadora Fátima Bezerra (PT), pré-candidata à reeleição, tem ampla vantagem sobre os adversários na corrida para o Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2022, segundo nova pesquisa do Instituto Seta divulgada nesta sexta, 01. Foram testados dois cenários na modalidade estimulada, quando os nomes dos prováveis candidatos são apresentados ao eleitor. A diferença é a inclusão ou não do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, que ainda não se lançou oficialmente como pré-candidato.
No primeiro cenário, Fátima tem 31,5% das intenções de voto. Ela é seguida pelo senador Styvenson Valentim (Podemos), com 9,9%; e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), com 9,2%. Como a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, Styvenson e Ezequiel estão tecnicamente empatados, com leve vantagem numérica para o senador.
Na sequência, na terceira posição, aparece o ex-prefeito de Olho D’Água do Borges, no Oeste Potiguar, Brenno Queiroga (Solidariedade), com 3,9% das citações. Em quarto, está o empresário Haroldo Azevedo (Patriota), com 3,4% das intenções de voto. Por fim, Clorisa Linhares (Brasil 35) tem 3% e Wesley Garcia (Democracia Cristã) aparece com 0,9%. 19,7% não souberam ou não quiseram responder ao levantamento e 18,5% pretendem votar em branco ou nulo nas próximas eleições.
Confira os números:
Cenário 1 – Governador – Estimulada
- Fátima Bezerra (PT): 31,5%
- Styvenson Valentim (Podemos): 9,9%
- Ezequiel Ferreira (PSDB): 9,2%
- Brenno Queiroga (Solidariedade): 3,9%
- Haroldo Azevedo (Patriota): 3,4%
- Clorisa Linhares (Brasil 35): 3%
- Wesley Garcia (Democracia Cristã): 0,9%
- Não sabe/não respondeu: 19,7%
- Ninguém/branco/nulo: 18,5%
Cenário 2 – Governador – Estimulada
- Fátima Bezerra (PT): 32,2%
- Styvenson Valentim (Podemos): 11,2%
- Haroldo Azevedo (Patriota): 5,4%
- Brenno Queiroga (Solidariedade): 3,7%
- Clorisa Linhares (Brasil 35): 2,6%
- Wesley Garcia (Democracia Cristã): 2,2%
- Não sabe/não respondeu: 22,9%
- Ninguém/branco/nulo: 19,9%
O Instituto Seta realizou 1.700 entrevistas presenciais entre os dias 26 e 28 de março em todo o Rio Grande do Norte. O levantamento tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
Com informações do portal 98 FM Natal