Parlamento alemão rejeita vacinação obrigatória para idosos

A obrigatoriedade de vacinação contra o coronavírus para pessoas acima dos 60 anos na Alemanha foi rejeitada pela maioria dos deputados do Bundestag (Parlamento alemão) nesta quinta-feira (07/04). A proposta não recebeu a maioria simples necessária para aprovação: 378 deputados votaram contra o projeto, enquanto 296 manifestaram-se a favor. Houve ainda nove abstenções. O projeto era apoiado pelo chanceler federal , Olaf Scholz, e pelo ministro da Saúde, Karl Lauterbach.

Desta forma, a Alemanha continuará sem obrigatoriedade de vacinação para a população, exceto para quem trabalha nos serviços de saúde, medida que está em vigor desde março. Nesta semana, uma proposta para tornar obrigatória a imunização contra o coronavírus na população entre 18 e 49 anos também já havia sido abandonada – não foi nem levada à votação em Plenário.

Cerca de 76% dos alemães receberam duas doses da vacina contra a covid-19, enquanto cerca de 59% receberam o reforço. Uma pesquisa de opinião recente revelou que 60% dos alemães são a favor da vacinação obrigatória.