Igreja gasta € 1 mi para quitar dívida de padre na Alemanha

A arquidiocese de Colônia, na Alemanha, gastou mais de 1 milhão de euros (pouco mais de 5 milhões de reais) para quitar as dívidas de jogo de um padre. Parte do dinheiro usado nesta transação foi retirado de um fundo de compensação destinado a vítimas de abuso sexual, que até agora disponibilizou para as indenizações um valor bem menor do que o das dívidas do sacerdote. O escândalo foi revelado pelo jornal alemão Kölner Stadt-Anzeiger na sexta-feira (15/04) e chocou católicos da arquidiocese de Colônia.

De acordo com a reportagem, a diocese gastou inicialmente quase 500 mil euros para quitar a dívida em cinco parcelas depositadas aos credores entre junho de 2015 e junho de 2016. Como o valor não foi tributado corretamente, um valor de cerca de 650 mil euros foi cobrado em imposto de renda, incluindo juros pelo atraso.

O porta-voz do Conselho da Conferência Episcopal Alemã, Johassen Norpoth, que presta apoio às vítimas de violência sexual cometida por integrantes da Igreja Católica, criticou a arquidiocese, que ele acusou de ter sido bem menos generosa com as vítimas que deveriam receber o dinheiro do fundo como indenização.