Práticas sustentáveis são importantíssimas para a conservação da vida, por isso o Programa de Educação Ambiental (ProEA) da Diretoria de Meio Ambiente (DMA), unidade da Superintendência de Infraestrutura (INFRA/UFRN), promove a EcoArte Solidária: Mostra de Ecoprodutos, Ecodesign, Economia Solidária e Serviços Sustentáveis da UFRN. A feira ecológica acontece no Centro de Convivência da UFRN entre os dias 2 e 4 de maio, das 9h às 17h, com a participação de 120 artesãos, artistas plásticos e empreendedores de serviços sustentáveis. O evento é aberto ao público e não necessita de inscrição.
Segundo a organização da feira, o intuito é apresentar para os visitantes produtos de origem artesanal que sejam não-poluentes, atóxicos, benéficos ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Os artigos expostos são produzidos na perspectiva do ecodesign, do upcycling e buscam o equilíbrio nas relações entre produto e ambiente, em todo seu ciclo de vida. Esse método promove, entre outras coisas, a redução da geração de resíduos, a destinação correta e minimização dos custos da disposição final.
Para Marjorie Medeiros, coordenadora do evento, trazer artesãos locais, autônomos, organizados em cooperativas, associações ou que trabalham em grupos de economia solidária, são trabalhadas questões relacionadas ao consumo responsável, sustentável, por privilegiar os produtores locais. Ainda segundo ela, essa é uma forma de estimular a disseminação de boas práticas de sustentabilidade, incentivando a reutilização de materiais de forma criativa, gerando consciência ambiental, reduzindo os danos que podem ser causados no ambiente pelo descarte de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados após o consumo.