O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJRN está convocando mais 30 pessoas, entre magistrados, servidores e público externo, para realização do 14º Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais, o segundo a ser realizado em 2022.
Veja AQUI a convocação
A formação ocorrerá no período de 2 a 6 de maio e de 9 a 13 de maio, no turno vespertino, das 13h30 às 17h10, na sede da Escola da Magistratura (Esmarn), com carga horária de 40 horas-aula.
O curso terá como instrutoras as servidoras Emília de Rodat Peixoto de Aráujo, Kátia Cristiane de Araújo Bezerra e Rosinelly Queiroz Miranda, e o magistrado Breno Fausto de Medeiros como juiz formador.
Após o curso, os participantes farão um estágio autosupervisionado com carga horária de 60 horas-aula.
Capacitação para audiências
A coordenadora administrativa do Nupemec, Myrna Gomes Petrovich, explica que o objetivo é formar cinco turmas de conciliadores e mediadores, cada uma composta de 30 alunos, totalizando 150 vagas até meados de 2023. As turmas são compostas de servidores, estagiários de conciliação e de pós-graduação, além de parceiros com os quais o TJRN tem convênio.
Parte dos formados atuará nas audiências de conciliação juntos aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs). Entre os benefícios desse tipo de capacitação, a coordenadora administrativa enumera a formação de uma mão de obra qualificada, aumentando a probabilidade de firmar acordos nos processos, além de prestar um serviço mais eficiente e rápido com relação aos processos em que haja a mediação e conciliação.