Vinho potiguar está entre os melhores do Brasil em 2021

Com menos de um ano no mercado, a linha de vinhos norte-riograndense Baobá Vino já é considerada uma das melhores do país. Dos oito rótulos da marca, cinco foram contemplados no Wines of Brazil Awards 2021, considerado um dos concursos mais tradicionais do ramo. O Chardonnay 2021, o Brut Rosé 2017 e o Brut Branco foram contemplados com o selo Gold dos jurados; já o Cabernet Sauvignon e o Merlot 2020 ganharam a chancela de Commended.

“Nós estamos muito felizes com essa premiação, é sinal de muito trabalho e de muito cuidado com a escolha das uvas, da garrafa, dos rótulos e com a qualidade dos produtos”, celebra a empresária Elilza Nóbrega, co-fundadora da VinhaVino, empresa que também desenvolveu os vinhos Kauai, em lata, e o Xanana, vinho de guarda.

Hoje, com o aporte de uma plataforma de vendas on-line, os vinhos Baobá são vendidos em 15 estados, levando a identidade potiguar ao paladar de brasileiros em diversas regiões do país.

Para comemorar as boas novas, a VinhaVino lança em breve uma edição especial da linha Baobá em parceria com a vinícola Bueno, localizada na serra gaúcha. Serão disponibilizados três rótulos exclusivos: o Cabernet Sauvignon 2018, o Rosé e o Espumante.

VinhaVino: democratizando o vinho 

Vinha Vino é a primeira adega on-line da capital potiguar criada pelas empresárias Elilza Nóbrega e Edjane Domingos, contando com a curadoria de Armindo Albuquerque.

Ainda em 2021, a empresa lançou a primeira linha de vinho autoral, o Baobá Vino. O nome escolhido, como conta Elilza, faz referência às árvores raras e de origem africana que integram a história vegetal e cultural do estado. 

Segundo o pesquisador e poeta Diógenes da Cunha Lima, o baobá existente no bairro de Lagoa Nova, na região leste de Natal, serviu de inspiração para o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor da celebrada obra “O Pequeno Príncipe”, que passou pela cidade em 1939 a caminho da Argentina.

Dessa forma, com o coração norte-rio-grandense, a linha Baobá Vino oferece uma diversidade de uvas, como merlot e cabernet sauvignon, originadas de um outro Rio Grande, por meio de uma parceria com uma vinícola da serra gaúcha sob a orientação de Diego Bertolini e da enóloga Paula Schenato.

Agora, a Vinha Vino se concentra na produção de diferentes tipos e formatos de rótulos. Ainda no segundo semestre de 2021, pretendem lançar o vinho Kauai, em lata, e o Xanana, um vinho de guarda.

Fonte: https://1516gdm.com.br/vinho-potiguar-entre-os-melhores-do-brasil-em-2021/