SAÚDE: Vacina da Janssen tem uso limitado nos EUA após relação com coágulos

Os Estados Unidos anunciaram, na quinta-feira (5), novas restrições para o uso da vacina da Janssen (Johnson & Johnson) contra a covid-19. Agora, o imunizante somente deve ser indicado para aqueles indivíduos que não podem receber outra fórmula. A decisão está relacionada com os raros casos de coágulo sanguíneo — um dos seus efeitos adversos já conhecidos. A complicação é chamada como Síndrome de Trombose com Trombocitopenia (STT).

Em comunicado, a agência Food and Drug Administration (FDA) detalhou que apenas dois perfis de pessoas, com mais de 18 anos, poderão receber a vacina da Janssen contra o coronavírus SARS-CoV-2. São considerados aptos para a imunização apenas os seguintes grupos:

Indivíduos que não podem receber outras vacinas contra a covid-19 por questões médicas, como alergia a algum componente;
Pessoas que se recusaram a receber uma vacina que não seja a da Janssen, independente do motivo.

Apesar da decisão, é preciso reforçar que a covid-19, por si só, pode causar quadros de trombose. Então, a revisão de uso da FDA não deve ser encarado como uma forma de desencorajar a vacinação, mas como uma medida para aumentar a segurança da população ao usar os imunizantes disponíveis.

Fonte: Canal Tech