Projeto na Câmara Municipal prevê botão de pânico nas escolas municipais de Natal

O plenário da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, em sessão ordinária na quarta-feira (11), ao Projeto de Lei 567/2021 de autoria do vereador Aroldo Alves (PSDB) que dispõe sobre a instalação de dispositivo eletrônico de segurança do tipo botão de pânico nas escolas públicas da rede de ensino do município. Aprovado em primeira discussão, o texto ainda retornará à pauta para mais uma votação.

“A violência urbana nas escolas é um dos temas que mais preocupam a população, pois é crescente o fenômeno que vem crescendo no País de ocorrência de ataques nas escolas envolvendo jovens, menores de idade, e uma das explicações poderá ser a facilidade ao acesso irregular às armas de fogo, o aumento no uso de drogas e o crescente aparecimento de facções criminosas”, pontuou o vereador Aroldo Alves.

“Esse sistema visa permitir uma ação rápida das forças de segurança, que será acionada imediatamente para o socorro à escola onde ocorra a violência, podendo interceptar as ações criminosas em andamento e ainda a simples divulgação da existência do “botão de pânico” poderá fazer com que diminua a possibilidade de ocorrência de violência nas escolas”, completou.