UFRN realiza nesta sexta, 10, debate eficiência energética e energias renováveis

A Superintendência de Infraestrutura (Infra/UFRN) realiza nesta sexta-feira, 10, mesa-redonda que aborda as mais recentes iniciativas voltadas para o planejamento de edifícios com baixo impacto energético, incorporados aos princípios da sustentabilidade, com ênfase na eficiência energética e no uso das energias renováveis. O evento, idealizado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e as Diretorias de Projetos, de Obras e de Meio Ambiente da Infra, auxilia na divulgação e atualização do tema promovendo o intercâmbio de conhecimentos sobre eficiência energética em edificações sustentáveis.

A discussão acontece no auditório da Infra, às 15h, com participação dos professores Aldomar Pedrini e Solange Goulart, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), e Lúcio Ribeiro, docente do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE/CT). Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, por esse formulário.

“O evento tem o objetivo de debater iniciativas voltadas para projetos de edificações com baixo impacto energético, com ênfase no uso das energias renováveis como a solar, buscando reduzir impactos ambientais”, disse Sileno Cirne Trindade, responsável pelo evento e diretor de projetos da Infra. Edifícios sustentáveis minimizam o consumo energético, assim como o consumo de água, sendo uma peça-chave no âmbito do desenvolvimento urbano sustentável que visa combater as mudanças climáticas.

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050, cerca de 68% da humanidade morará em cidades. Estas não chegam nem a 3% da superfície do planeta, mas consomem 78% da energia e geram 60% das emissões de gases do efeito estufa. Essa preocupação será amplamente discutida no evento.

Sileno Cirne informa que a atividade é de acesso livre, desde que haja o preenchimento do formulário de inscrição, pois é essencial atualizar as informações na área de construções sustentáveis nesse cenário das mudanças climáticas severas, conclui o gestor da Infra. “A importância do evento está em divulgar as pesquisas mais recentes sobre o tema e focar nas edificações, que são uma das várias ações voltadas para a sustentabilidade ambiental”, afirma.