Colaboradores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já começaram os preparativos para sediar o maior evento científico na área de games e entretenimento digital do Brasil e da América Latina – o 21º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SB Games 2022). O evento, que todos os anos acontece em uma cidade diferente, está recebendo submissões de trabalhos oriundos de pesquisas científicas na área de jogos digitais, os quais serão apresentados de 24 a 28 de outubro, na Escola de Ciência e Tecnologia (ECT/UFRN) e no Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC/UFRN).
O evento receberá estudantes, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas acadêmicas, industriais e comerciais, além de interessados nas novidades do universo dos jogos e do entretenimento digital. Segundo Charles Madeira, professor do IMD e coordenador geral do SB Games 2022, as expectativas para essa edição são as melhores, visto que o encontro marcará a retomada do Simpósio ao formato presencial (nos últimos dois anos, o evento aconteceu online devido à pandemia de covid-19).
“Esperamos que este ano a demanda reprimida se apresente e que o evento volte a ter o mesmo alcance dos anos não pandêmicos”, declara o professor.
Para isso, o SB Games 2022 ocorrerá de forma conjunta com o 35º Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (SIBGRAPI) e com o 24º Simpósio de Realidade Virtual Aumentada (SVR). Juntos, os encontros devem ultrapassar a marca dos mil participantes durante os cinco dias de programação.
Essa 21ª edição do SB Games marcará a primeira vez do evento em Natal. A nível local, o encontro é coordenado por professores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e de outras unidades e setores da Universidade.
Últimos dias para submissão
Todas as trilhas e atividades do Simpósio estão recebendo trabalhos, cujas submissões estão abertas desde o mês de maio deste ano. Ao todo, serão nove atividades e seis trilhas científicas para publicação de estudos originais, cujos resultados serão apresentados e discutidos em seções específicas.
Entre elas há o Concurso de Teses e Dissertações (CTD), durante o qual serão divulgados e premiados trabalhos de mestrado e doutorado que abordam a temática dos jogos e que foram defendidos em 2021. As inscrições para o concurso estão abertas e seguem até o dia 31 de julho.
Além dessa, outra atividade com submissões abertas é a dos Jogos & Equidade, Diversidade e Inclusão (JEDI). Nela, serão promovidos trabalhos, debates e exposições sobre temáticas de diversidade e assuntos inusitados relacionados a jogos digitais e não digitais. As inscrições para os jogos também se encerram em 31 de julho.
O SB Games também contará com uma série de outras atividades, destinadas a públicos distintos, como o Festival de Jogos – concurso e mostra nacional de jogos digitais produzidos em todo o país –, o Festival de Artes, entre outras atrações. Toda a programação pode ser conferida aqui.
SB Games
Em formato itinerante, o SB Games existe desde 2002, com atividades inicialmente voltadas à área da Computação. Ao longo dos anos, dado o caráter interdisciplinar do segmento dos jogos digitais, o encontro nacional evoluiu e passou a abranger diversos outros segmentos, como Artes e Design, Cultura, Educação, Saúde e Indústria.
Embora seja considerado um evento científico – qualificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES) –, o SB Games também se consolida como um evento de inclusão da sociedade externa, contando com uma série de atividades complementares que acabam aproximando outros públicos à comunidade científica.
O encontro é promovido anualmente pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).