Os primeiros dez anos da guerra na Síria deixaram mais de 300 mil civis mortos, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (28/06). O número significa aproximadamente 1,5% da população do país. O relatório publicado pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos estima que 306.887 civis tenham sido mortos na Síria entre 1º de março de 2011 e 31 de março de 2021, vítimas do conflito armado, o que representa uma média diária de 83 civis mortos, entre eles 18 crianças.
Apesar do altíssimo número, a ONU alerta que a cifra real de vítimas deve ser ainda maior, já que a contagem final não inclui as pessoas que foram enterradas pelas famílias sem qualquer notificação às autoridades.
Além disso, a cifra trata do número de pessoas mortas como resultado direto de operações de guerra. “Isso não inclui os muitos, muitos outros civis que morreram devido à perda de acesso aos cuidados de saúde, à alimentação, à água potável e a outros direitos humanos essenciais”, explicou a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.