Por Iano Flávio Maia, Museu Câmara Cascudo
O sábado (09) vai ser animado no Museu Câmara Cascudo com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Gostoso, às 16h. O evento marca o encerramento da mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho”, em cartaz desde o último dia 23, e aberta de terça à sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, sem a necessidade de agendamento ou cobrança de ingresso. Além da apresentação, as crianças e adolescentes também serão recebidos para uma visita especial ao Museu e ao Parque do Museu.
A Orquestra Sanfônica de Gostoso é composta por quinze músicos, com idades entre onze e quinze anos, e apresenta um repertório de músicas do cancioneiro popular, com clássicos que vão de Luiz Gonzaga a Alceu Valença. A ação faz parte do projeto sociocultural Movimento Sanfônico, do Instituto de Ações Ambientais, Cultura e Justiça Social (AMJUS), e que oferece formação técnica integral, contínua, gratuita e inclusiva.
O grupo tem a regência do maestro Felipe Erick e é patrocinado pelo Insitituto Neoenergia e pelo Programa Cultural Câmara Cascudo, com recursos da Neoenergia Cosern. A equipe conta ainda com a produção de Daniele Dones e assistência de José Carlos Soares e Walter Jefferson. A coordenação é de Heldene Santos. A viagem do grupo à Natal foi realizada à convite do Museu Câmara Cascudo, em transporte da UFRN, com o apoio da Caurn – Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte.
A mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho” traz ao público imagens dos santos juninos, como Santo Antônio, São João e São Pedro, além de explorar as marcas do sincretismo com as religiões de matriz africana, sob a personificação de Xangô. As tradições profanas também têm espaço, com esculturas e bonecos de mamulengos que representam a música, as festas e a culinária da região no período junino.
A exposição conta com peças do acervo próprio do MCC e também cedidas por colecionadores, alguns deles datados dos séculos XVII e XVIII. Também estão disponíveis peças recentes criadas por artistas locais como os potiguares Santana e Gregório, o pernambucano Silviano e o paraibano Júlio Cassiano. A mostra traz ainda os destaques do acervo da Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo, com gravuras e trechos de livros de Câmara Cascudo, Raul Lody e Veríssimo de Melo.
Serviço:
Mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho”
Até sábado, 9 de julho
Terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h
No Museu Câmara Cascudo – Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol
Entrada Gratuita