Em reunião com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, o Governo do Rio Grande do Norte definiu a instalação de um Gabinete de orientação aos municípios para a melhor execução das medidas de atendimento às necessidades da população atingida pelas chuvas.
O Gabinete começou a funcionar desde ontem (10) na sede da Federação dos Municípios do RN (Femurn), no bairro de Petrópolis, em Natal. “O gabinete de orientação técnica é destinado a prefeitos, coordenadores de proteção e defesa civil, engenheiros municipais e é também ambiente para os prefeitos entenderem e valorizarem os sistemas municipais de proteção e defesa civil”, afirmou o coronel Marcos de Carvalho, coordenador da Defesa Civil do Estado do RN.
Carvalho acrescentou que quando os prefeitos entendem a importância da Defesa Civil, os municípios conseguem dar respostas mais rápidas às emergências, sobretudo quando há afetação de pessoas e necessidade de retirada de locais de risco.
Os gabinetes do Estado – instalado na última sexta-feira (08) – e da Secretaria Nacional instalados em Natal vão continuar atuando enquanto houver necesssidade e até que os municípios voltem ao estado de normalidade. Ou seja: “até que seja promovido o restabelecimento de vias e acessos rodoviários e o retorno dos desabrigados às suas moradias e atividades cotidianas com segurança”, explicou coronel Carvalho.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte ainda solicitou ao secretário Alexandre Lucas e sua equipe técnica, celeridade na análise dos processos e liberação de recursos e materiais.