O Mais RN atualizou, em plataforma digital, os dados do relatório Focus, que mostram as expectativas do mercado financeiro para a economia do país, em um levantamento feito pelo Banco Central. A atualização mais recente do Relatório Focus trouxe projeção de 7,67% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) em 202 – um recuo de 7,96% para 7,67%. Esta é a segunda queda semanal consecutiva nas previsões para o IPCA deste ano.
“Há duas semanas consecutivas a projeção do mercado financeiro para esse índice, que representa a inflação, está em queda’, explica Fernanda Ferreira, responsável técnica por atualizar o painel do MAIS RN. Mesmo assim, acrescenta ela, as projeções estão acima do centro da meta que é definida pelo Conselho Monetário Nacional que é de 3,5%.
Fernanda destaca também que as projeções para a SELIC se mantiveram estáveis, ficando em 13,75% ao ano. Já o PIB, que representa o crescimento do país, tem uma projeção em crescimento de 1,51 para 1,59 em relação ao Focus anterior. “Assim como o câmbio, que cresceu de 5,09 para 5,13”, reitera.
O resumo passou um período sem ser divulgado devido à greve dos servidores do Banco Central (BC). O relatório traz as projeções das instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
As informações do relatório Focus são úteis para os empresários em tomadas de decisões e planejamento estratégico de ações dos negócios. Por intermédio desses dados, é possível fazer uma análise das tendências de estabilização, queda ou alta que o mercado tem projetado.
Para acompanhar a divulgação do relatório, o MAIS RN desenvolveu uma plataforma em Business Intelligence (BI) que atualiza a divulgação dos dados. Na plataforma, se encontram as projeções para 2022 e 2023 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, do Produto Interno Bruto – PIB, do Câmbio e da Taxa Selic.
O MAIS RN destaca nesse painel digital a tendência de cada indicador, com ícones informando se está em alta, em baixa ou em estabilidade e há quantas semanas permanece o status.
Para conhecer a plataforma acesse AQUI