TERRORISMO: EUA matam principal líder da Al Qaeda

O principal líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, de 71 anos, foi morto em um ataque de drone dos EUA no Afeganistão, anunciou na noite desta segunda-feira (01/08) o presidente americano, Joe Biden. É o maior golpe para o grupo terrorista desde que seu fundador Osama bin Laden foi morto, em 2011. “A justiça foi feita”, disse Biden. “Este líder terrorista não existe mais”, acrescentou.

Zawahiri, médico e cirurgião egípcio, ajudou a coordenar os ataques de 11 de setembro de 2001, que mataram cerca de 3 mil pessoas. Ele assumiu o controle da Al Qaeda depois que Bin Laden foi morto por forças especiais dos EUA no Paquistão, em 2011. Os EUA realizaram o ataque em Cabul no fim de semana, mas adiaram a divulgação das informações até que a morte pudesse ser confirmada. Biden disse que a operação de contraterrorismo foi “bem-sucedida” e que “não houve vítimas civis”.

A morte de Zawahiri em Cabul levanta questões sobre se o líder da Al Qaeda estava recebendo refúgio do Talibã após a tomada da capital afegã, em agosto de 2021, quando as últimas tropas lideradas pelos EUA deixaram o país. Em um comunicado, o porta-voz do Talibã Zabihullah Mujahid confirmou que um ataque ocorreu e o condenou veementemente, chamando-o de violação de “princípios internacionais”.

Fonte: DW Brasil