Em visita a Taiwan, Pelosi reafirma apoio dos EUA à ilha

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, assegurou nesta quarta-feira (03/08) o apoio de Washington a Taiwan, durante uma visita à ilha que provocou ira no governo chinês. “Hoje, nossa delegação veio a Taiwan para deixar inequivocamente claro: não abandonaremos nosso compromisso com Taiwan, e estamos orgulhosos de nossa amizade duradoura”, afirmou Pelosi em coletiva de imprensa ao lado da presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen.

Segundo a deputada americana, “o mundo enfrenta hoje uma escolha entre democracia e autocracia”, e Taiwan se apresenta como “uma das democracias mais livres do mundo, orgulhosamente liderada por uma presidente mulher”. “Agora mais do que nunca, a solidariedade dos Estados Unidos com Taiwan é crucial. E essa é a mensagem que trazemos aqui hoje”, disse Pelosi.

Tsai, por sua vez, afirmou que a invasão da Ucrânia pela Rússia elevou as preocupações de segurança em relação a Taiwan. “Agressões contra uma Taiwan democrática teriam um tremendo impacto na segurança de todo o Indo-Pacífico”, alertou a presidente taiwanesa.

Fonte: DW Brasil