Uma nova pesquisa Genial/Quaest divulgada na manhã desta quarta-feira (17/8) indica um cenário estabilidade para corrida pelo Palácio do Planalto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém-se à frente, com 45% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro, marcou 33%. A diferença de 12 pontos percentuais entre os dois é igual à registrada no levantamento anterior.
Ciro Gomes (PDT) registrou 6% e Simone Tebet (MDB), 3%. Os demais candidatos não pontuaram. Indecisos somam 6%, o mesmo percentual dos que disseram que votariam em branco, nulo ou não compareceriam às urnas. No caso de um eventual segundo turno, o candidato petista venceria com 51% dos votos, contra 38% de Bolsonaro.
A pesquisa ouviu presencialmente duas mil pessoas com mais de 16 anos entre os dias 11 e 14 de agosto nas 27 unidades da federação, abrangendo 123 municípios, através da aplicação de questionários estruturados. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro máxima de 2 pontos para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 01167/2022.