Ângela Paiva Cruz recebe título de professora emérita da UFRN

As relevantes contribuições de Ângela Maria Paiva Cruz para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram destacadas na última sexta-feira, 26, durante a assembleia universitária de outorga do título de professora emérita à pesquisadora, matemática e docente aposentada, que foi reitora da instituição nos períodos de 2011-2015 e 2015-2019. A homenagem reconhece a atuação de Ângela Paiva nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como pela atuação na administração universitária.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, apresentou o currículo e saudou a professora, que “tem por escopo uma educação transformadora, que não apenas aprimore métodos didático-pedagógicos, visando ao crescimento das pessoas pela via do aprendizado, mas da própria sociedade, com a garantia do ensino superior público, gratuito e de qualidade, tornando-se, também, através da pesquisa, da extensão e da inovação, em indutora do progresso”.

Como gestora, Daniel Diniz destacou a coordenação do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), durante o exercício do cargo de vice-reitora na gestão de José Ivonildo do Rêgo, a quem sucedeu posteriormente, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da UFRN. Nesse período, “buscou-se fortalecer a democratização do acesso e permanência, com a abertura de novos cursos combinada a uma política de inclusão”, citou o reitor. Ainda foram lembrados os esforços para a sustentabilidade ambiental, direitos humanos, cidadania, qualidade acadêmica, interiorização, inovação, internacionalização e gestão eficiente.

Para Ângela Paiva, o momento foi de alegria, gratidão e memórias. A homenageada relembrou sua trajetória, iniciada ainda criança, no município de Martins, até alcançar o mais alto cargo da gestão universitária. A outorga do título de professora emérita, segundo ela própria, foi alcançada graças à educação. “Instituições e pessoas que me forjaram como ser social me fizeram escolher a educação como caminho, semeadura, desafio e conquista”, afirmou. A docente lembrou ainda o mandato como reitora, marcado por uma gestão ética, com pluralismo, respeito à diversidade e à democracia.

Ao finalizar a solenidade, Daniel Diniz agradeceu pelas lições aprendidas com Ângela Paiva e expressou a honra de sucedê-la na gestão universitária. “A história da UFRN sempre terá a professora Ângela em destaque”, complementou.

Currículo

Docente do Departamento de Filosofia da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz desenvolveu atividades acadêmicas na área de Lógica e Filosofia Formal, enquanto atuou na gestão universitária, em conselhos deliberativos, e desempenhou as funções de chefe de departamento, vice-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e vice-reitora no período 2007-2011.

Como reitora, foi eleita para a presidência do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (CGUB), de 2014 a 2016, e também assumiu a presidência da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) de 2016 a 2017. Atualmente, Ângela Paiva é assessora do Gabinete do Reitor para coordenar o projeto do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX).