A Polônia planeja pedir à Alemanha uma indenização de 1,3 trilhão de euros pelas perdas causadas pela ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (01/09) pelo vice-primeiro-ministro polonês, Jaroslaw Kaczynski, do Partido Lei e Justiça (PiS), no dia em que se completam 83 anos do início da invasão da Polônia pelos nazistas.
Kaczynski fez a declaração no lançamento de um relatório há muito esperado sobre o custo para o país dos anos da ocupação nazista. Por cinco anos, uma equipe de cerca de 30 economistas, historiadores e outros especialistas trabalhou no documento. “Não apenas preparamos o relatório, mas também tomamos a decisão sobre os próximos passos. Vamos pedir à Alemanha para abrir negociações sobre as indenizações”, disse Kaczynski, admitindo que será “um longo e difícil caminho”, mas que está otimista.
O governo polonês argumenta que o país foi a primeira vítima da guerra e nunca foi totalmente compensado pela vizinha Alemanha, que agora é um dos seus principais parceiros na União Europeia. Segundo Kaczynski, é uma soma com a qual a economia alemã pode “lidar perfeitamente”. Ele ressaltou que dezenas de países em todo o mundo receberam compensação da Alemanha e que “não há razão para que a Polônia fique isenta dessa regra”.
Fonte: DW Brasil