IMD abre 150 vagas em curso sobre pensamento computacional para professores

Inovar o processo de ensino e aprendizagem se tornou algo fundamental para aqueles que lidam com a educação, sobretudo quando ministram disciplinas de alto impacto social. Tendo isso em vista, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está com inscrições abertas para o curso EaD Pensamento Computacional e sua Relação com a BNCC para professores da educação básica.

A ação de extensão visa capacitar os participantes no ensino do pensamento computacional e oferece um total de 150 vagas. As inscrições seguem abertas até o dia 16 de setembro e devem ser realizadas no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) com a busca pelo nome do curso. 

Além de professores da educação básica e alunos de graduação em licenciatura, a iniciativa visa estimular o desenvolvimento do pensamento computacional como uma forma de aumentar o poder cognitivo e operacional dos alunos.

As atividades começam no dia 12 de setembro e terão carga horária de 60 horas, divididas em cinco módulos. A jornada de aprendizado deve ser completada pelo cursista em um período de dois meses.

Os módulos versam sobre diversos temas, tais como pilares do pensamento computacional, metodologia de aprendizagem baseada em problemas, computação desplugada, relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento computacional, entre outros.

A iniciativa é realizada no contexto do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN) e conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Grupo de Pesquisa em Jogos Digitais e Tecnologias Educacionais e do Laboratório de Jogos Digitais e Educação (GameLab).