A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) dobrou a quantidade de programas de pós-graduação com notas consideradas de excelência, conforme a última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período de 2017 a 2020. Para o pró-reitor de Pós-Graduação (PPG), Rubens Maribondo, todos os centros acadêmicos da UFRN tiveram melhoria de nota, o que reforça a consolidação da excelência acadêmica da Instituição nos diversos campos do conhecimento.
No comparativo de 2017 para 2021, a UFRN avançou de três cursos para seis programas de pós-graduação de excelência (notas 6 e 7); e com nota 5, a evolução foi de 16 para 23 programas. Como o resultado da avaliação progrediu, a instituição reduziu a quantidade de pós com nota 4, de 41 para 34 programas; e com nota 3, de 36 para 22 pós-graduações.
Para o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, o resultado da avaliação dos programas de pós-graduação é um marco histórico para a Universidade, que é consequência do trabalho desenvolvido na Instituição ao longo dos anos, como a Política de Melhoria de Qualidade dos Cursos. “Mesmo diante de um contexto de tantas adversidades, a UFRN avançou, significativamente, na excelência acadêmica da pós-graduação, o que reforça ainda mais a qualidade das nossas pesquisas”.
Sobre os avanços, Rubens Maribondo falou sobre as iniciativas como fusão de alguns programas, citando como exemplo as pós em Ciências Odontológicas e em Saúde Coletiva, que são os primeiros cursos da UFRN e também do Rio Grande do Norte. O gestor reforçou ainda a importância do acompanhamento permanente dos programas para o avanço da qualidade acadêmica.
A PPG destacou ainda a superação das metas planejadas, visto que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2029) previa o aumento da nota de 28 dos 95 programas de pós stricto sensu e, nesta avaliação, 32 programas já conseguiram elevar a nota. Da mesma forma, o Plano de Gestão de 2019-2023 projetava 20% de melhoria e 33% dos programas já conseguiram elevar a nota.
Pós na UFRN
O sistema de pós-graduação da UFRN tem 45 anos. Atualmente, são 92 programas, sendo 62 mestrados acadêmicos, 26 mestrados profissionais, 42 doutorados e um doutorado profissional, que correspondem a um total de 131 cursos. Em 2020, a instituição formou 1.004 mestres e 354 doutores. Em 2021, formaram-se 1.013 mestres e 412 doutores. Os programas considerados de excelência, com notas 6 e 7, são Ciência e Engenharia de Materiais; Ecologia; Biotecnologia; Ciências da Saúde; Psicobiologia; e Química.