Um ataque de míssil próximo a uma usina nuclear na Ucrânia nesta segunda-feira (19/09) levou Kiev a acusar Moscou de “terrorismo nuclear”. O projétil caiu em um perímetro de menos de 300 metros de um dos reatores da usina de Pivdennoukrainsk e criou uma cratera de dois metros de profundidade por quatro metros de diâmetro, segundo informações da agência nuclear ucraniana, Energoatom.
Nenhum dos três reatores da usina foi danificado e os funcionários saíram ilesos, mas o ataque atingiu equipamentos industriais. A proximidade do local da queda do míssil renovou os temores quanto a um possível acidente nuclear que possa resultar em vazamento de radiação.
O complexo industrial onde se localiza a usina está situado a cerca de 300 quilômetros da capital, Kiev, ao longo do rio Bug do Sul. O ataque levou ao fechamento temporário de uma usina hidrelétrica nas proximidades, além de quebrar mais de cem janelas no complexo industrial e romper três linhas de transmissão, segundo autoridades ucranianas.
Fonte: DW Brasil