Dois shows do músico britânico Roger Waters foram cancelados na Polônia, conforme anunciado neste domingo (25) pelo local do evento na Cracóvia, depois que comentários do artista contra o apoio ocidental à Ucrânia causaram uma avalanche de críticas. Waters, de 79 anos, deveria se apresentar na Cracóvia em abril de 2023, mas reportagens da mídia polonesa no começo deste mês sobre uma carta aberta do músico à primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, provocaram uma reação feroz.
Na carta, Waters dizia que o Ocidente deveria parar de fornecer armas a Kiev e acusou o presidente Volodimir Zelenski de permitir “nacionalismo extremo” na Ucrânia, instando-a a pedir ao marido para escolher “uma rota diferente”, “colocar um fim a essa guerra letal”. O músico também acusou a Otan de provocar a Rússia.
“Live Nation Polska e Tauron Arena da Cracóvia cancelaram o show de Roger Waters”, informam os organizadores, em comunicado divulgado no site do local de espetáculos. Eles não detalharam o motivo do cancelamento. No sábado (24), a agência de notícias estatal PAP informara que um porta-voz da Tauron Arena disse que o empresário de Walters havia cancelado o show sem dar um motivo.