O Sindicato da Indústria de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do Estado do Rio Grande do Norte (Sicramirn) apresenta nesta terça-feira (27) o projeto Garrafão Padrão – uma embalagem de garrafão de 20 litros referenciada, conforme a norma ABNT NBR14222. O evento de lançamento do projeto ocorre às 16h, no auditório da FIERN e conta com a presença de representantes da Agência Nacional de Mineração, Instituto de pesos e medidas do RN (Ipem-RN), Vigilância Sanitária, produtores de garrafão e envasadores de água mineral.
O projeto “Garrafão padrão” é uma Iniciativa do SICRAMIRN direcionada a toda a cadeia produtiva da água mineral do RN (fontes, distribuidores, transportadores, revendedores) e tem por objetivo promover a padronização de requisitos especificados de qualidade dos garrafões 20 litros “PP” (de polipropileno) circulantes no estado. O departamento de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através do Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos (Nupprar) – em parceria com o Sicramirn, é quem está definindo cientificamente os métodos de ensaio e fará o monitoramento dos garrafões.
Os modelos que seguem os parâmetros do projeto Garrafão Padrão estarão identificados com uma marca de destaque em alto-relevo na embalagem – que o diferencia dos demais. A adesão dos fabricantes e indústrias envasadoras ao projeto será formalizada por meio de um Termos de Adesão, sendo o prazo de início de produção das embalagens na data de 01 de novembro de 2022. O objetivo é que gradualmente os produtos que estão no mercado, sejam substituídos pelo modelo referenciado.
“Esta é uma iniciativa pioneira das indústrias de água mineral do Rio Grande do Norte que estão comprometidas com a qualidade da água mineral produzida por elas, a partir da própria embalagem”, destaca Roberto Serquiz, presidente do Sicramirn. Ele ainda realça o apoio recebido dos órgãos reguladores, fabricantes dos garrafões de 20 litros, envasadores e cadeia de distribuidores.