JORNADA DE TRABALHO: Semana de 4 dias tem bons resultados no Reino Unido, mostra estudo

No meio de um teste de seis meses com semanas de trabalho de quatro dias em todo o Reino Unido, muitas empresas perceberam um sucesso preliminar, de acordo com os resultados de uma pesquisa recente. Das 41 companhias que responderam ao questionário, 35 delas disseram ser “provável” ou “muito provável” continuar com a semana de trabalho reduzida após o término do piloto.

Ao todo, 72 empresas participam do teste em que seus funcionários – um total de 3.300 pessoas – recebem um dia de folga remunerada por semana entre segunda e sexta-feira.

O teste começou em junho deste ano e é administrado pela organização 4 Day Week Global, pelo think tank Autonomy, pela 4 Day Week UK Campaign e por pesquisadores das universidades Cambridge, Boston e Oxford.

Mais especificamente, os resultados até o momento mostram que:

A produtividade melhorou em quase metade das empresas (34% disseram que “melhorou um pouco” e 15% dizem que “melhorou significativamente”), enquanto muitos acham que permaneceu o mesmo (46% dos entrevistados), apesar de todos trabalharem um dia a menos por semana.
86% dos entrevistados disseram que é “extremamente provável” e/ou “provável” que eles considerariam a ideia de manter uma semana de quatro dias quando o piloto terminar.
Esses dados são baseados nas respostas de metade das empresas que participam do piloto, que são as que responderam à pesquisa.

Fonte: Forbes Brasil