A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) marcou presença no primeiro dia do GO!RN, maior evento de inovação, empreendedorismo e tecnologia do estado, nesta sexta-feira (28). Na abertura do evento, o diretor 2º secretário da FIERN e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação (COINCITEC), Djalma Barbosa da Cunha Júnior, ressaltou a importância do evento para aproximar os atores do ecossistema de inovação do estado.
“Todos os atores do ecossistema estão presentes. É muito importante fazer conexões com outras entidades no que diz respeito ao empreendedorismo e inovação”, afirma. “A FIERN tem o papel fundamental de conectar as industrias a startups, investidores e instituições de ciência e tecnologia para alcançarmos resultados”, completa Djalma.
“A estrutura do evento não poderia ficar mais bonita, está no nível de grandes summits que acontecem em todo o Brasil. O Sebrae foi muito feliz na arquitetura do projeto e na identidade visual, esse show de cores dá vida ao evento e cria uma sinergia com o público, o que cria uma atmosfera que facilita as conexões”, finaliza o diretor 2º secretário da FIERN.
O superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, Zeca Mello, enalteceu a força do ecossistema de inovação do estado. “A sociedade do Rio Grande do Norte e de fora do estado vai se surpreender com o que vai acontecer no estado a partir de hoje”, destaca. “Nosso ecossistema, que começou lá atrás com um bando de visionários, deixou de ser algo apenas para um grupo interessado no tema e se tornou realidade. Temos um forte ecossistema de inovação em pleno funcionamento que está todo aqui”, acrescenta o superintendente.
Por fim, Zeca Mello projetou a próxima edição do evento. “Assumimos, hoje, o compromisso de realizar o GO!RN 2023 ainda maior, mais forte e mais bonito”, declarou.
Também participaram da abertura do evento a secretária executiva da COINCITEC e gestora do Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação da FIERN (NAGI), Susie Macedo, e a assessora de relações institucionais do NAGI/FIERN, Helen Buonora.
O primeiro dia de GO!RN também contou com a reunião da COINCITEC/FIERN, que reúne todos os atores do ecossistema de inovação do estado liderados pela Federação das Indústrias do RN. Ainda nesta sexta-feira, as quatro casas do Sistema FIERN — FIERN, SENAI, SESI e IEL — realizaram palestras e mesas-redondas sobre temas como saúde, moda, energias, empreendedorismo e inovação, sob a ótica de interesses de empresas produtivas.
A programação segue até este sábado (29), com atividades envolvendo empreendedorismo inovador, impacto social, startups, tecnologia e transformação digital. São esperadas mais de 6 mil pessoas nos dois dias de evento, que ocupa os 6,5 mil metros quadrados do pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Natal.
O cronograma completo está disponível no site www.gorn.com.br