Governadora Fátima participa da abertura de encontro com gestores das regionais e reafirma compromisso com a melhoria do ensino público

“Estamos nos estruturando para o Rio Grande do Norte dar um grande salto na Educação”. Foi assim que a governadora Fátima Bezerra abriu o encontro com os gestores das DIRECs (Diretoria Regional de Educação e Cultura) e DRAE (Diretoria Regional de Alimentação Escolar) na tarde desta quinta-feira (03), no auditório da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte, da Cultura e do Lazer (SEEC). Na pauta, temas que dizem respeito ao dia a dia de todos que lidam com a agenda da Educação, entre eles o calendário escolar e de matrículas, Sistema de Avaliação da Educação – que mede a proficiência dos estudantes – Jornada Pedagógica 2023, Seminário de Gestão e Relatório da Gestão 2019-2022.

“Nossa gratidão pelo empenho, pela dedicação de cada um e cada uma de vocês. Sem dúvida nenhuma as DIRECs exercem um papel muito estratégico no contexto de fortalecimento da educação no Rio Grande do Norte. Vocês têm uma responsabilidade muito importante que é responder pela política educacional em nível estadual em cada território”, afirmou a chefe do poder executivo estadual.

Ao afirmar o compromisso irrenunciável em prol da educação pública, gratuita e de qualidade, Fátima pontuou ações no campo da educação, realizadas pelo governo nessa primeira gestão. “Estamos ampliando, etapa por etapa, a oferta de educação integral, como preconiza nosso Plano Estadual de Educação. Seguimos valorizando os professores da rede, com o pagamento de progressões e promoções e a garantia do Piso, sendo o RN o único estado a implementar em toda a tabela, para ativos e aposentados”, ressaltou a governadora.

Para o secretário estadual da Educação, Getúlio Marques, a presença da governadora no primeiro dia de encontro dos gestores estaduais de educação oferece “a força do que nós queremos nessa sequência do segundo mandato. Essa prioridade da educação sendo vencida e a gente se articulando bem melhor para alcançar os resultados e as metas referentes ao próximo ano letivo” que serão traçadas nestes dois dias de debate com as DIRECs e DRAE.

O secretário destacou, ainda, o resultado alcançado na aprendizagem. Segundo ele, somente seis estados brasileiros avançaram no aprendizado de matemática e língua portuguesa ao mesmo tempo. O Rio Grande do Norte é um deles. “Estamos entre os quatro únicos que cresceram”, comemorou Getúlio.

Além dos já citados, compuseram a mesa de abertura as secretárias-adjuntas da Educação, Márcia Gurgel, e do Gabinete Civil, Socorro Batista; o subsecretário de Educação, Álvaro Luís Bezerra; o subsecretário de Esporte e Lazer, Francisco Canindé de França; a chefe de gabinete da Educação, Samanda Alves de Freitas, a coordenadora dos órgãos regionais de Educação, Magnólia Margarida dos Santos Morais, e a coordenadora de Desenvolvimento Escolar, Glauciene Pinheiro Andrade.

Educação em números

Entre 2019 e 2022, o Governo do RN recuperou mais de 400 escolas, reformou outras 39, através do Governo Cidadão, e assinou a ordem de serviço de 9 IERNs, do total de 12 que serão construídos no Estado.

Destaque também para o fortalecimento da rede de educação profissional com a instalação dos 10 CEEP previstos no Programa Brasil Profissionalizado, desde a época do professor Ruy Pereira, e a oferta de cursos em 54 escolas nas 16 DIRECs.

No que se refere à Educação de Jovens e Adultos, o Governo trabalhou na ampliação da rede. Em 2019 eram 90 municípios sem salas de EJA. Hoje, esse número caiu para 43 municípios.

Na busca pela Superação do Analfabetismo, foram ofertadas turmas em todas as DIRECs, com mais de 10 mil matrículas.

Com a gestão de uma professora, o Governo do Estado nos últimos quatro anos foi marcado pelo respeito e valorização profissional dos professores. O reajuste de 33,24%, referente à atualização do valor do piso salarial nacional dos profissionais do magistério da educação básica pública, é paritário para professores da ativa, aposentados e pensionistas. Além disso, realizou a promoção vertical de 1.615 profissionais que cursaram especialização, mestrado ou doutorado em Educação.