Os concluintes de 17 cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) irão participar, neste domingo, 27, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia a qualidade dos cursos de graduação do Brasil. Os participantes devem ficar atentos às orientações para o dia da prova, realizada a partir das 13h30, nos locais indicados no Sistema Enade. Os portões para acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h.
Para identificação dos alunos, será necessário apresentar algum documento original com foto. Quem não estiver com a identificação original por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido há, no máximo, 90 dias, e submeta-se à identificação especial, por meio da coleta de informações pessoais.
O participante também deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de máscara é recomendado no Rio Grande do Norte, em razão do aumento de casos de covid-19, enquanto a obrigatoriedade de uso no dia da prova depende de decreto do Governo do Estado ou do município correspondente.
Caso prefira, o estudante pode imprimir o cartão de inscrição no Sistema Enade com informações sobre local de prova, horários e atendimentos. O acesso é liberado mediante preenchimento total do Questionário do Estudante, etapa obrigatória para regularizar a situação no Enade e estar apto a colar grau. Os participantes podem preencher o questionário até sábado, 26, exclusivamente no Sistema Enade.
Por fim, antes de ingressar na sala de prova, o aluno deverá desativar todos os alarmes do celular e desligar o aparelho, que será guardado em um envelope porta-objetos juntamente com cartão de inscrição e outros aparelhos eletrônicos desligados. O envelope deve permanecer lacrado e identificado debaixo da carteira, desde o ingresso na sala até a saída definitiva.
Estudantes eliminados dos locais de aplicação estarão em situação de irregularidade no Enade 2022 e não poderão solicitar dispensa de prova, conforme informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A regularização será realizada a partir de 1º de agosto de 2023, por ato do órgão.