UFRN orienta para prova do Enade 2022 que acontece no próximo domingo, 27

Os concluintes de 17 cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) irão participar, neste domingo, 27, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia a qualidade dos cursos de graduação do Brasil. Os participantes devem ficar atentos às orientações para o dia da prova, realizada a partir das 13h30, nos locais indicados no Sistema Enade. Os portões para acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h. 

Para identificação dos alunos, será necessário apresentar algum documento original com foto. Quem não estiver com a identificação original por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido há, no máximo, 90 dias, e submeta-se à identificação especial, por meio da coleta de informações pessoais.

O participante também deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de máscara é recomendado no Rio Grande do Norte, em razão do aumento de casos de covid-19, enquanto a obrigatoriedade de uso no dia da prova depende de decreto do Governo do Estado ou do município correspondente.

Caso prefira, o estudante pode imprimir o cartão de inscrição no Sistema Enade com informações sobre local de prova, horários e atendimentos. O acesso é liberado mediante preenchimento total do Questionário do Estudante, etapa obrigatória para regularizar a situação no Enade e estar apto a colar grau. Os participantes podem preencher o questionário até sábado, 26, exclusivamente no Sistema Enade.

Por fim, antes de ingressar na sala de prova, o aluno deverá desativar todos os alarmes do celular e desligar o aparelho, que será guardado em um envelope porta-objetos juntamente com cartão de inscrição e outros aparelhos eletrônicos desligados. O envelope deve permanecer lacrado e identificado debaixo da carteira, desde o ingresso na sala até a saída definitiva. 

Estudantes eliminados dos locais de aplicação estarão em situação de irregularidade no Enade 2022 e não poderão solicitar dispensa de prova, conforme informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A regularização será realizada a partir de 1º de agosto de 2023, por ato do órgão.