Após ser devastada por um incêndio em 2019, a histórica catedral de Notre Dame, localizada em Paris, precisou passar por extensas restaurações previstas para terminarem apenas em 2024. Nem tudo, porém, é negativo: no início deste ano, essas reformas acabaram resultando em diversas descobertas arqueológicas, incluindo de dois sarcófagos de chumbo escondidos sob os escombros do piso da igreja.
O primeiro deles, pertencente a um alto dignatário da Igreja Católica, já teve sua identidade identificada — trata-se de Antoine de La Porte, clérigo que viveu no século 18, vindo a falecer na véspera do Natal, aos 83 anos. Um detalhe curioso divulgado pelos arqueólogos que investigaram o achado é que os dentes do cadáver eram “extraordinariamente bons”, segundo informações repercutidas pelo portal Arkeonews.
Vale destacar que o homem religioso, que possuía grande riqueza, era um importante patrocinador de artistas em sua época, tendo encomendado diversas das obras de arte que hoje estão expostas no Louvre.
Fonte: Revista Aventuras na História