Professoras da UFRN são escolhidas para coordenarem áreas de avaliação da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) designou cinco professoras UFRN para atuarem como coordenadoras adjuntas de áreas de avaliação de programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais. Os mandatos começam em dezembro agora e se estendem até o ano de 2024. A designação das docentes foi publicada na Portaria nº 300, no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira, 22. 

Foram indicadas as professoras Juliana Déo Dias, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO), Cinara Maria Leite Nahra, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil), Lucymara Fassarella Agnez Lima, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio), Rosangela de Carvalho Balaban, do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), e Cimone Rozendo de Souza, da Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS). As docentes serão responsáveis por auxiliar os coordenadores de área nos processos de avaliação dos programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais. 

Responsável pelo desenvolvimento da avaliação de todos os programas de pós-graduação stricto sensu no país, a Capes conta com o assessoramento científico de 49 coordenadores adjuntos de áreas indicados pela comunidade científica e escolhidos entre profissionais de reconhecida competência, atuantes no ensino de pós-graduação e na pesquisa.

No final de novembro deste ano, a Capes designou os professores Ricardo Ojima, chefe do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA/UFRN) e professor do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem), e Cinara Maria Leite Nahra, do Departamento de Filosofia (FIL/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil/UFRN), para a função de coordenador de área de avaliação. Ojima assumiu a coordenação de Planejamento Urbano e Regional/Demografia e Cinara precisou abdicar da indicação por questões pessoais, sendo designada agora como coordenadora adjunta na área de Filosofia.