Quase 37 milhões de pessoas na China podem ter sido infectadas com Covid-19 em um único dia nesta semana, de acordo com estimativas da principal autoridade de saúde do governo, o que torna o surto no país o maior do mundo. Até 248 milhões de pessoas, ou quase 18% da população chinesa, provavelmente contraíram o vírus nos primeiros 20 dias de dezembro, de acordo com a ata de uma reunião interna da Comissão Nacional de Saúde (NHC, na sigla em inglês) da China realizada na quarta-feira, confirmada pela Bloomberg com pessoas envolvidas no tema. Se o número for confirmado, a taxa de infecção superaria o recorde diário mundial de cerca de 4 milhões, estabelecido em janeiro de 2022.
O rápido desmantelamento da política de Covid zero, após quase três anos de confinamentos, quarentenas e testes em larga escala, levou à disseminação sem precedentes de subvariantes da Ômicron, altamente contagiosas, em uma população com baixos níveis de imunidade natural. Mais da metade dos moradores da província de Sichuan, no Sudoeste da China, e da capital Pequim foram infectados, segundo estimativas da agência.
Não está claro como o regulador de saúde chinês apresentou a estimativa, já que o país fechou sua rede de cabines de testes em massa no início deste mês. Taxas precisas de infecção têm sido difíceis de estabelecer em outros países durante a pandemia, depois que testes de laboratório foram substituídos por testes caseiros, cujos resultados não são coletados de maneira centralizada.
Fonte: Jornal O Globo